Okay, mas o que é mesmo a MOBI?
Vamos lá, deixa eu te explicar...
A CIBI organizou-se como Convenção no ano de 1952 na cidade de Ijui, no Estado do Rio Grande do Sul, e nesta mesma ocasião foi organizado o Departamento de Mocidade, sendo que na época utilizava a sigla MBI e, posteriormente, por um certo tempo, foi usada a sigla UMBI (Uniões de Mocidade Batista Independente).
Uma nova fase na história do Departamento de Mocidade começou a tomar forma por volta de 1975, quando adotou-se, inclusive, a sigla MOBI, usada até os dias atuais, tendo como símbolo a baleia. Este símbolo fora inspirado na "baleia" MOBI DICK, a qual ajudava os náufragos e depois seguia intrépida pelo mar, sempre avançando com força, perseguindo os seus objetivos (versão desenho animado).
Tal qual a baleia MOBI DICK, a Mocidade Batista Independente segue com toda a sua força, na conquista de novos horizontes, enfrentando muitos desafios na perseguição de seus objetivos.
O "Slogan" da MOBI adotado nos anos 90 foi "PREPARANDO NOVAS GERAÇÕES". Trabalhamos com jovens, e jovem representa o Novo. Sempre há uma nova geração que desponta e que precisa ser preparada, desafiada a uma responsabilidade de VIDA CRISTÃ, um compromisso sério com Deus e também como a nova liderança a surgir.
Resumindo, desde que muitas Igrejas começaram a tomar "corpo" a partir da evangelização por parte da OM (Orebromissionen - Suécia) no Brasil em 1912, de forma natural os jovens já se reuniam através de encontros e congressos. Alguns movimentos importantes foram registrados por volta de 1938 e 1939, o que consideramos como embriões do que viria a ser mais tarde o nosso Departamento de Mocidade.
Em todos os níveis, devemos sempre ter em mente que estamos PREPARANDO UMA NOVA GERAÇÃO. Que responsabilidade!
Nesta nova fase houve uma preocupação em se ter uma representação visual da "marca" MOBI, e esta marca está sempre em evolução. O atual "logotipo" MOBI, foi especialmente preparado dentro de uma concepção mais moderna em. A "Baleia" foi valorizada saindo das letras MOBI com o objetivo de firmá-la mais como nossa "marca".
Temos percorrido um longo caminho desde setembro de 1912. A seguir, reportaremos um pouco mais de história... Um panorama detalhado da história da velinha de mais de cem anos que sempre serpa jovem e que sempre será o novo para cada geração. #VemComAMobi!!!
Se a história Batista Independente começa com o jovem Erik Jansson (24 anos), podemos dizer que a história da juventude Batista Independente no Brasil "começou" em 1912 quando o trabalho de evangelização da OrebroMissionem (OM), da Suécia, atravessou os mares e chegou no Brasil.
Os primeiros movimentos foram registrados de fato como movimento jovem, o que consideramos embriões do que viria a ser mais tarde o nosso Departamento de Jovens.
Juntamente com a organização da Convenção (CIBI), aconteceu a nossa organização como Departamento de Jovens com a sigla MBI e, posteriormente, por um certo tempo foi usado a sigla UMBI (União da Mocidade Batista Independente). Os líderes na época eram Roberto Wilnerzon e Greta Borg.
Lançamento do Jornal AVANTE. Os coordenadores eram Alcides Santos e Martinho Mendes.
Primeiros acampamentos. A comissão era formada por: Alfredo Persson, Alfredo Winderlich, Heinz Voss e Pedro Vargas. E tínhamos os coordenadores estaduais: Stig Ekstrom (RS), Bertil Andersen (SC), Roberto Wilnerzon (PR) e Rune Södberg (SP e outros estados).
A MOBI sustenta o obreiro Joaquim da Cruz Silva na plantação de igrejas no estado da Bahia. Na mesma década, a criação da Página da MOBI no LT e Paulo Mendes. Retorna o AVANTE redigido por Aparecido Maglio e Nils Skäre.
Göran Sturwe e Heinz Voss são nomeados líderes espirituais da mocidade. Na mesma década em que o entusiasmado missionário Heinz Voss adquire um Moto Home, equipado com um conjunto musical começa a fazer evangelismo em diferentes partes do Brasil.
Göran Sturwe era o obreiro da Mobi para todo o Brasil. Período de muita motivação. Surgem as equipes: Tempo Para Cristo e Salva Vidas, formada por jovens que doavam parte do seu tempo para o evangelismo nas diferentes regiões do Brasil.
Uma nova fase na história do Departamento de Mocidade, quando adotamos, inspirada no filme da baleia Moby Dick, a sigla MOBI, para Mocidade Batista Independente.
O Ano de grandes iniciativas da Equipe Salva Vidas com Bertil Ekström. Outros três líderes coordenaram esse projeto: Everaldo de Oliveira, José Aldoir Taborda, Paulo Sérgio Mendes e Rosa Maria Valadão.
O nosso primeiro Congresso Nacional de Jovens Batistas Independentes (MOBICON), em Curitiba (PR), com o tema “Unir para fortalecer”. A partir daí aconteceram vários, em diferentes cidades do país. Os organizadores desse evento foram Göran Sturwe, Dan Inge Skäre e Moizés Rodrigues dos Santos. Nos final dos anos 70 rolou acampamento de jovens Rio Grande do Sul, Paraná, S.Paulo e Bahia.
Ano do Segundo Congresso Nacional da MOBI, também em Curitiba, PR, com o tema “À Estatura de Cristo" reunindo cerca de 700 jovens na direção do Obreiro MOBI, Göran Sturwe.
A Mobi começa a década de 80 com quatro obreiros em tempo integral: José Aldoir Taborda, Jonathan de Almeida, Rosa Maria Valadão e Paulo Sérgio Mendes. Nesse mesmo ano foi lançada a Revista MOBI...LIZAÇÃO e a Equipe Salva Vida rodando o Brasil, chegando a passar seis meses de cidade em cidade sem voltar em casa.
Terceiro Congresso Nacional da MOBI em Piracicaba, SP com o Tema: “Para Que Todos Sejam Um” na Coordenação do obreiro José Aldoir Taborda.
Lançamento do Projeto PRONORTE em parceria entre a MOBI e a Secretaria de Missões, realizado num período de férias, envolvendo profissionais voluntários.
RENOVAÇÃO 86 foi o primeiro Encontro Nacional de Líderes Mobi em Vinhedo-SP.
RENOVAÇÃO 88 aconteceu em três regiões: Belo Horizonte-MG, Curitiba-PR e Feira de Santana-BA e o Projeto IGREJA VERÃO – evangelismo na praia - em três cidades: Guarapari-ES, Camburiú-SC e Capão da Canoa-RS.
É adotado o slogan “PREPARANDO NOVAS GERAÇÕES” e o lançamento do Projeto Altamira 90 – uma parceria entre MOBI, FEPAS e Junta de MISSÕES. Coordenadores: Pr.Almiro Schultz e Pr.Leif Ekström.
Quarto Congresso Nacional da MOBI em Campinas, SP com o tema “FRUTIFICAR OU SECAR”. O MOBICON 91 estava na coordenação de Arvid Samuel Hammarström. 91 foi um ano de ênfase na integração dos jovens, treinamento de líderes e Missões; Foi reeditada a Revista Mobi...lização, a Página MOBI no LT também doi reativada, A criação do Boletin informativo CONTATO e a realização do Projeto IGREJA VERÃO em Ilhéus-BA, Aracruz-ES, Tabatinga-RN e em Capão da Canoa-RS.
Quinto Congresso Nacional da MOBI em São Caetano do Sul, SP com o tema: “O Vento Sopra Onde Quer” e o lançamento da primeira Edição do Manual do Líder Mobi.
Congresso Nacional de Líderes em Vinhedo, SP.
Sexto Congresso Nacional da MOBI em Sorocaba, SP com o tema: "Movido Por Amor”. coordenado por Arvid Samuel Hammarström. Mais de mil jovens inscritos.
Sétimo Congresso Nacional da MOBI em Londrina, PR com o tema "Mais Que Feliz” na coordenação de Leif Ekström com mais de mil jovens inscritos.
Oitavo Congresso Nacional da MOBI com o tema "Jovens sim, mas não demais para...". Na coordenação Arvid Samuel Hammarström, no louvor o Ministério de Louvor da Igreja Batista da Lagoinha que cantou as músicas do seu primeiro CD intitulado "Diante do Trono", Aline Barros e Adhemar de Campos. Os preletores foram os pastores Macio Valadão, Ismael Miranda e Oswaldo Prado. Cerca de 1300 jovens inscritos. Nesse mesmo ano, aconteceu uma viagem para o Paraguai - "Férias para Jesus" com 15 jovens.
Nono Congresso Nacional da MOBI no Estado do Rio de Janeiro com o tema: “Coração Puro, Mãos Limpas”. Na Coordenação estava Eduardo Bortolossi Cerca de 1500 jovens inscritos. O preletor foi o pr Ariovaldo Ramos e a Missionária Zazá.
Pra Maria Celi Taborda Assume a presidência da MOBI.
Um encontro "tímido" de 70 jovens na Assembleia Geral da CIBI em Aracruz (ES) insinuava um novo tempo para a nossa juventude. Esse foi o décimo MOBICON.
A MOBI ganha um espaço na celebração dos 100 anos de História dos Batistas Independentes no Brasil. Esse espaço foi aproveitado com a apresentação de um teatro dirigido por Eliseu de Lima, reportando a história da MOBI desde o começo da História dos Batistas Independentes até os dias atuais. Paralelo ao evento, a MOBI desenvolveu algumas programações voltadas para o público jovem. Nesse mesmo ano, a história da MOBI foi narrada pela Pra Maria e Moizés Santos em 17 páginas no Livro da Suécia ao Brasil. Nesse mesmo ano, Eliseu de Lima passa a agregar a MOBI como Pastor e Obreiro para todo o Brasil e junto com a pra Maria a liderar a MOBI Nacional. Eliseu começou a viajar o Brasil, mobilizar a juventude para um novo tempo e juntos organizamos a primeira viagem missionária da Mobi para o Peru em Férias Para Missões, com uma equipe de oito voluntários.
Segunda Viagem da MOBI em Férias para Missões no Paraguai e a décima primeira Mobilização Nacional dos Jovens Batistas Independentes com a presença de 700 jovens de todo o Brasil em Sumaré, SP. Essa nova fase de encontros nacionais da MOBI foi batizada de MOBILIZA BRASIL. Nesse mesmo ano o lançamento da segunda edição do Manual do Líder Jovem.
Dois eventos marcaram o ano 2014: A Terceira Viagem da MOBI em Férias para Missões na Tríplice Fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia e o Acampamento Nacional de Treinamento para pastores e Líderes de Jovens e Adolescentes em Brasília-DF.
A MOBI volta com a programação de Evangelismo nas praias e realiza o Mobi Verão em Cabo Frio, RJ. Realizamos a Quarta Viagem da MOBI em Férias para Missões na Região do Xingu. Foram desenvolvidos trabalhos entre Ribeirinhos, Indígenas e MOBI de Altamira e realizamos a maior mobilização de Jovens e Adolescentes Batistas Independentes no MOBILIZA BRASIL com uma presença de mais de mil e quinhentos jovens em Sumaré, SP. Na ocasião lançamos o livro "Música: Arte ou Adoração?" e a terceira edição do Manual do Líder Jovem.
Mobi Verão em três estados: Alagoas, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Na programação, distribuição de água nas praias, dicas de saúde, coleta de lixo, esporte, evangelização, etç. O Acampamento de pastores e líderes de jovens e adolescentes com representação de líderes de vários estados do Brasil em Belo Horizonte, MG e Duas Viagens Missionárias com duas equipes e dois lugares. Uma equipe viajou para Amapá, outra equipe para Africa Ocidental (Guiné - Bissau).
O ano que marcou a Mobi com grandes eventos e conquistas. Aconteceu o Mobi Verão em várias praias do Brasil, preparação de líderes no Consulta Mobi em Campinas, viajamos com uma equipe Mobi e juntos construímos uma Igreja em 22 dois dias, realizamos a série de 5 Conferências "TransformAção" nas cinco regiões do Brasil: Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Jequié-Ba, Rio Branco-AC e São Caetano do Sul-SP e fechamos o ano com o maior ajuntamento da família Mobi, que é Mobiliza Brasil.
Começamos o ano com o Mobi Verão nas praias do Brasil, lançamos a Revista MobiAção, promovemos Treinamento Nacional de Líderes em Campinas e realizamos duas viagens missionárias, sendo uma equipe para o Paraguai e outra equipe para o Piauí, mesma igreja construída em 22 dias.
Não vamos parar! Nossa História continua nos "Mobi's Verão" pelas praias do Brasil, teremos Consulta Mobi em Campinas, Férias para Missões, esse ano para Bahia e também é no ano do Mobiliza Brasil, de 14 a 17 de novembro, na Estância Árvores da Vida, em Sumaré (SP).
Nossa Equipe

Eliseu de Lima
Diretor Nacional da MOBI

Queila de Lima
Financeiro Mobi

Celi Taborda
Presidente Nacional da MOBI

Christian Linck
Articulador Mobi

Kleber Pinheiro
Pastor e Equipe Mobi

Ewilin Mingotti
Equipe Mobi

Jonathas Azevedo
Equipe Mobi

Eládio Jr
Equipe Mobi
Oi, nós estamos aqui!
A Ouvidoria é o canal responsável por receber e repassar aos líderes da Mobi reclamações, elogios e ideias sobre a Mobi.
FALE CONOSCO